Argue versus Love

“Beatriz: Admira-me o senhor ainda estar falando, Signior Benedicto. Ninguém está lhe prestando atenção. Benedicto: Ora minha casa Lady Desdém! A senhorita continua viva?
Beatriz: Como poderia essa tal de Desdém morrer, quando ela dispõe, para alimentar-se, de cortesia tão adequada como o Signior Benedicto?
Benedicto: Mas então essa Cortesia é uma vira-casacas. Porém, uma coisa é certa: sou amado por todas as damas, à exceção apenas de sua pessoa; e gostaria eu de poder descobrir em meu coração que não tenho um coração duro, pois eu na verdade não amo a nenhuma delas.
Beatriz: O que é uma verdadeira sorte para as mulheres, pois do contrário elas se veriam importunadas pelo mais pernicioso dos pretendentes. Nisto eu agradeço a Deus e ao meu sangue-frio: nessas coisas, tenho a mesma disposição que o senhor, prefiro ouvir meu cachorro latindo para uma gralha a ter de escutar as juras de amor de um homem.
Benedicto: Que Deus a conserve assim, minha cara Lady, nesse estado de espírito, de modo que um outro cavalheiro possa escapar do que lhe estava predestinado: ter a cara lanhada.
Beatriz: Tivesse o cavalheiro uma cara como a sua, lanhá-la não a deixaria pior.
Benedicto: Sabe que a senhorita daria uma excelente professora de papagaios?
Beatriz: Uma ave que fala como eu ainda é melhor que um cavalgadura, que se comunica como o senhor.
Benedicto: Quem me dera, meu cavalo ter a velocidade de sua língua, e toda a sua resistência. Mas, por favor, prossiga, pois que eu paro por aqui.
Beatriz: O senhor sempre pára do mesmo modo: sentando no cabresto. Eu lhe conheço, e não é de hoje.
…………….
Benedicto:
Não houve nada disso.
Mas então, a senhorita não me ama?
…………….
Beija-a. “

Muito Barulho por Nada by W. Shakespeare

“Elizabeth’s spirits soon rising to playfulness again, she wanted Mr. Darcy to account for his having ever fallen in love with her. How could you begin? said she. I can comprehend your going charmingly, when you had once made a beginning; but what could set you off in the first place?
……………
(…) Now, be sincere; did you admire me for my impertinence?

(…) With the Gardiness they were always on the most intimate terms. Darcy, as well as Elizabeth, really loved them; and they were both ever sensible of the warmest gratitude towards the person who, by bringing her into Derbyshire, had been the means of the uniting them.”

For the liveliness of your mind, I did.

(…) To be sure, you know no actual good of me – but nobody thinks of that when they fall in love.

Pride and Prejudice by Jane Austen

——————————————————————————-

Para quem já leu tais obras… Há alguma semelhança entre as duas? Quem encontrar alguma por favor me fale poir preciso reter toda e qualquer semelhança.

Como casais que argumentam tanto entre si podem ter um final feliz e tão apaixonado? Os quatro precisam lidar com suas persnalidades tão persuasivas… um dos casais utiliza-se de suas fortes características apenas para afrontar o outro como uma briga entre cão e gato; o outro casal tem de lidar com dois sentimentos muito influentes dentro do coração do homem, o orgulho e o preconceito. Mas acima de qualquer personalidade, orgulho ou outro impecilio surge o amor.

Bem deculpem a demora para escrever, e ainda escrever algo que sei, provavelmente irá interessar uma minoria, mas é algo que tenho pensado bastante nesses últimos dias.

————————————————————————————————

Essa semana um professor mandou-me escrever uma redação, especificamente uma descritiva, e me deu uma determinada cena para isso: a visão que eu e minha turma tinha da janela da sala, pessoas conversando no corredor, plantas ( muitas plantas)… mas uma coisa aconteceu que ninguem viu: um a gatinho brincando com uma borboleta linda em cima da uma placa de concreto a uns 3 metros do chão. Isso só eu descrevi.

Texto de 16 de junho de 2007.

Copyright © Caroline Oliveira – Todos os direitos reservados

0 Responses to “Argue versus Love”



  1. Leave a Comment

Leave a Reply

